top of page

Nutrição e o Envelhecimento saudável com Dra. Denise Carreiro

E o assunto “Longevidade com qualidade de vida, é a voz que clama no deserto”, diz a Dra. Angela Dias, com frase alusiva à passagem bíblica. Mas o que isso significa?


Sua entrevista ainda na área da nutrição, reforça seu desafio que enfrenta em todas as suas consultas, apresentar os pilares para uma vida saudável em prol da tão desejada longevidade com qualidade de vida, que, aparenta ser um grande sacrifício hoje para garantir o amanhã.


A estrela de hoje foi a Dra. Denise Carreiro, nutricionista há 32 anos, escritora de 19 livros na área da nutrição integrativa e docente em várias instituições acadêmicas, dentre elas a VP Pós Graduação em Nutrição Funcional; ela lança o seu mais novo livro, também com essa abordagem, nos fazendo entender a frase da Dra. Angela que afirma que esse tema, clama auto no deserto para que todos possam ouvir e de fato aderir ao estilo de vida saudável, sem sacrifícios e sim, com consciência, informação e boas escolhas.


O título do livro, foi o tema da entrevista e as perguntas nos dão uma palhinha de tudo o que encontraremos nele, por isso, vale a pena deliciar-se das palavras que as levarão para uma vida longeva.


A Dra. Angela abordou um tema polêmico e a Dra. Denise encarou com louvor, pois refere-se ao “Sistema”, ou seja, a abordagem da medicina convencional, que remedia os sintomas do paciente, principalmente nas situações agudas, porém, quando refere-se ao “tratamento”, apresentam fármacos que ao longo do tempo, originam efeitos colaterais e deficiências nutricionais de levam ao desencadeamento de novas enfermidades, que, por sua vez, demandam novos fármacos, tornando-se um ciclo de medicamentos sem fim.


A Dra. Denise, com muita sabedoria, reconhece a utilidade do uso de fármacos, no que tange sim, às crises agudas, porém, no tratamento crônico é necessário que haja uma avaliação nutricional adequada para se investigar causas alimentares que possam estar promovendo estas disfunções. A prevenção e ou promoção da saúde só é possível através de cuidados alimentares, pois estas são, hoje os principais causadores da grande maioria das doenças crônicas e dos distúrbios neurocomportamentais em todas as faixas etárias.  A Nutrição Funcional e a saúde integrativa já considera esses aspectos há muitos anos, alertando sobre PREVENIR PARA NÃO ADOECER.


Em seu livro, a Dra. aborda também, o crescimento exponencial das doenças crônicas, dos transtornos neurocomportamentais e doenças neurodegenerativas, a partir das deficiências a nutricionais, causadas por erros de comportamento alimentar. Ela também afirma que “ A microbiota intestinal saudável, determinará o funcionamento do Sistema Nervoso Central, o sistema imunológico e endócrino, a partir de uma alimentação natural e equilibrada, com micronutrientes, compostos fenólicos, fitoquímicos ácidos graxos, todos elementos fornecidos por uma alimentação natural e determinantes para a formação e renovação celular” e apresenta propostas nutricionais fundamentais para qualidade de vida dos pacientes.


“A ciência tem avançado para prolongar a vida, mas não a qualidade de vida”. Essa afirmação que também consta no livro, merece uma reflexão. A Dra. exemplifica sobre as regiões (Blue Zones) que se alimentam com “comida de verdade” aquela que colhemos, caçamos e pescamos e não de produtos alimentícios com excesso de ultraprocessados, excesso de derivados do leite e de aditivos químicos além dos agrotóxicos, ou seja, encontramos o antagonismo, a primeira promove a nutrição funcional e a segunda, deteriora a qualidade de vida saudável.


Saiba mais em seu livro, no site  e para agendamento de consultas, (011) 5082-4840 na Vila Mariana

A Dra. Angela Dias em seu Espaço Quântico e Nutricional no Brooklin, agende seu atendimento no WhatsApp (11) 9.6397-5997.

留言


bottom of page