top of page

Entenda a relação entre Intestino e o Cérebro com Professor Gabriel de Carvalho

Entrevista no SBT, A Hora do Detox com a Dra. Angela Dias, Nutricionista Integrativa

Esse é o tema da entrevista do quadro a Hora do Detox com a Dra. Angela Dias, veiculada dia 04 de agosto de 2024 com o Professor Gabriel de Carvalho, Nutricionista funcional e co-fundado da Pós-graduação FSA_Saúde Avançada.


Ele atua em duas frentes. Uma para profissionais de saúde, com mentorias e pós-graduação FSA_SaúdeAvançada e outra, que ele denomina de “Tribo”. No seu site tribovida.com.br e no Instagram @tribo_vida, ele convida aos seus seguidores a fazerem parte de sua comunidade com a chamada: Aprenda a desligar os genes da doença e ativar os genes da saúde com ações simples, baseadas em ciência.


Na entrevista, ele aborda as desordens psicossociais, como ansiedade, depressão, estresse, associadas ao desequilíbrio cerebral ocasionado pela inflamação do intestino e sugere mudanças alimentares saudáveis, probióticos, pre-bióticos, porém, deve-se procurar um nutricionista funcional para cuidar de forma assertiva dessa relação cérebro e intestino.


Entendendo mais sobre o tema, redigido pela Dra. Angela Dias, Nutricionista integrativa do Espaço Saúde e Boa Forma.

 

A comunicação entre intestino e Cérebro, ocorre como um centro de comunicação vibrante, bidirecional, enviando mensagens constantes para o cérebro através de uma rede complexa de nervos, hormônios e neurotransmissores, eis então o eixo intestino-cérebro, fundamental para o nosso bem-estar físico e mental. Ela ocorre através do Nervo Vago, que é o principal canal de comunicação, pois ele se conecta o intestino diretamente ao tronco cerebral, transmitindo informações sobre a digestão, a microbiota intestinal e a saúde geral do intestino. Há também, os hormônios intestinais, como serotonina, dopamina e grelina, que viajam pela corrente sanguínea até o cérebro, influenciando o humor, o apetite e a sensação de saciedade; já a Microbiota Intestinal, com seus trilhões de microrganismos que residem no intestino, elas produzem substâncias que influenciam a produção de neurotransmissores e a atividade cerebral.


Já o Impacto do Intestino na Saúde Mental, complementa a Dra., o intestino, não é apenas um órgão digestivo, é um segundo cérebro, influenciando diretamente a saúde mental. Desequilíbrios na microbiota intestinal, como disbiose, podem contribuir para Ansiedade e Depressão, pois a microbiota intestinal influencia na produção de serotonina e dopamina, neurotransmissores essenciais para o humor e o bem-estar mental. Já o estresse crônico pode alterar a microbiota intestinal, agravando sintomas de ansiedade e depressão, não podemos nos esquecer, do Transtornos do humor, conforme estudos associam disbiose intestinal a transtornos bipolares e outras alterações do humor.


Já os cuidados do Intestino para Melhorar a Saúde Mental, esse tema a Dra. preferiu conversar diretamente com o paciente em sua clínica, pois essa matéria ficaria muito extensa, mas ela deixou uma palhinha: alimentação rica em fibras, hidratação adequada, prática regular de exercícios físicos, gerenciamento do estresse, probióticos e prebióticos, além de outras abordagens da saúde integrativa e quântica abordada de forma muito assertiva em seus atendimentos.


Angela Dias – Nutricionista Integrativa e terapeuta quântica.

WhatsApp (11) 9.6397-5997 Brooklin Paulista.

Comments


bottom of page